sábado, 15 de setembro de 2012

O QUE UM VEGETARIANO COME?


O QUE UM VEGETARIANO COME?



Durante sua vida, o vegetariano escuta milhares de  vezes esta pergunta.  Os mais ‘engraçadinhos’ e conformistas,  que não têm nenhuma vontade de mudar ou ver as coisas mudarem, fazem esta pergunta de forma sarcástica , outras pessoas realmente estão interessadas  em pensar na possibilidade de se tornarem vegetarianas  ou de, pelo menos, diminuir consideravelmente a quantidade de carne de suas refeições.
Estou  escrevendo este artigo para este grupo de pessoas bem intencionadas.

Este texto pode parecer bobo e totalmente evidente para os vegetarianos e veganos de carteirinha, mas para as pessoas que nunca leram nada sobre o assunto, creio que possa ser o ponto de partida para esclarecer alguns pontos e para novas pesquisas sobre o assunto.

Quero primeiramente esclarecer três pontos:

I - Um vegetariano não come apenas vegetais e saladas.

 II - Os vegetarianos não comem nenhuma carne (vermelha ou branca). É óbvio que não comem  peixes, crustáceos, galinha, frango, coelho, visto que estes também são animais.  Os vegetarianos não comem nada que contenha derivados de corpos de animais (por exemplo: os vegetarianos não comem gelatina animal, teoricamente não deveriam comer sorvetes nem chupar balas que são feitas com gelatinas).

III -  Os  veganos são os vegetarianos 'radicais' por assim dizer, são aqueles que não comem nenhum tipo de carne e derivados de origem animal (não comem ovos, nem usam leite, queijo, manteiga e por aí vai...).

Fiz esta mini lista de alimentos para vocês terem uma pequena idéia do que consumirem , mas há várias outras possibilidades, basta pesquisar no google que vocês encontram muitos sites vegetarianos com idéias e opções!



-Feijão
-Grão de bico, Ervilha seca, Lentilha ( você os cozinha da mesma forma que cozinha o feijão, em panela de pressão com água)
-Arroz (branco, integral, selvagem)
-Legumes: batata, inhame, mandioca, batata doce, berinjela, cenoura, brócolis, couve flor, cebola, tomate, cogumelo, pimentão, couve, abobrinha, acelga, taioba, nabo, espinafre, beterraba... etc
-Massas (macarrão, lasanha, nhoque, pizza)
-Purê de batata
-Frutas 
-Vitamina de frutas e leite (vegetal ou animal)
-Leite de soja, leite de aveia, leite de arroz, leite de amêndoas
-Queijo de soja : Tofú
-Pão de queijo
-Pães doces
-Biscoitos da marca Jasmine
-Cereal matinal
-Para quem come produtos de origem láctea: queijo, requeijão, ricota, leite, iogurte
- Torradas
-Pão integral
-Passas, damascos, tâmaras, figos secos...
-Chocolate
-Castanhas de caju
-Castanhas do Pará (não consumir mais do que 2 ao dia, por causa do excesso de selênio).
-Gelatina agar agar de origem vegetal (algas marinhas)


TABELINHA COM OUTRAS IDÉIAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário